domingo, 23 de novembro de 2014

UPA de Cajazeiras atende mais de 50 mil pessoas em um ano de atividade

Com uma média de atendimento mensal de 4.500 usuários, desde a sua fundação, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras já atendeu 50.567 pessoas e realizou 7.185 exames laboratoriais, raios x e eletrocardiografias. Neste sábado (22), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu um café da manhã para comemorar um ano de atividades da unidade, aberta no dia 26 de novembro de 2013. O evento comemorativo reuniu autoridades locais, gestores e funcionários do serviço.




“Com a UPA houve uma melhora expressiva na assistência a saúde pública do nosso município e das localidades vizinhas. Isso é o resultado de um corpo de funcionários comprometido com o trabalho e também das parcerias realizadas entre Governo do Estado, Prefeitura e os serviços de saúde da cidade, trazendo como consequência o atendimento mais qualificado e humanizado”, disse a prefeita de Cajazeiras, Denise Oliveira.

A Unidade de Pronto Atendimento Dra. Valéria Macambira Guedes é mantida com recursos estaduais, com a finalidade de mediar as urgências e emergências, diminuindo as filas, compondo uma rede organizada de atenção as urgências. Para a gerente regional de saúde de Cajazeiras, Edjane Leite, a UPA atende uma expectativa de fortalecer a rede. “É mais um serviço de assistência prioritária para o usuário que funciona de forma bastante eficiente”, observou.
Uma das consequências dos serviços oferecidos pela unidade é o desafogamento do Hospital Regional de Cajazeiras. “É um equipamento de resposta muito rápida, com profissionais comprometidos e, como reflexo, há um melhor ordenamento da urgência do hospital e ajuda a própria atenção básica. A UPA representa mais saúde, mais atenção e mais vida”, ressaltou a diretora do Hospital Regional, Maura Sobreira.

A coordenadora geral da UPA, Carla Nogueira, disse que o sentimento é de gratidão. “Agradeço aos funcionários porque cada um dá o melhor de si e o resultado é o serviço de excelência que oferecemos à população”, declarou.


A UPA de Cajazeiras conta com uma equipe multiprofissional, composta por 165 funcionários, entre médicos generalistas, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, apoiadores, maqueiros, técnicos de enfermagem, vigilantes, técnicos de raio X, serviços gerais e motoristas. Para o médico João Paulo Pinheiro, o atendimento oferecido pela UPA beneficia a população com a rapidez e resolutividade na assistência e também o profissional. “Aqui temos suporte para um trabalho de forma adequada, de modo que o paciente é atendido, passa por exame, se for o caso, e ainda toma na própria unidade os medicamentos prescritos. Ao final, ele sai satisfeito porque teve o atendimento completo e o profissional também fica feliz por ser parte de um serviço que presta assistência tão humanizada”, disse.
A aposentada de 80 anos, dona Iraci Pereira, procurou a UPA porque sofreu uma queda e estava sentindo dores nas costas. Foi a segunda vez que esteve no serviço. “O atendimento daqui é ótimo. Antes, a gente só dependia das unidades de saúde, que muitas vezes não tem médico e nem exame. Aqui não falta nada disso”, falou.
Serviço de informações – Um diferencial adotado pela UPA de Cajazeiras é a implantação do serviço de informações sobre os perfis das unidades de saúde do município. A coordenadora do Serviço Social, Thayanne Nathanne, conta que, logo no início, houve divulgação nas rádios, nas comunidades e também junto aos profissionais do serviço, esclarecendo sobre os tipos de serviços oferecidos pela UPA, Hospital e Unidade de Saúde da Família. Ela destaca também as parcerias.
“Um dos fatores que ajudam no sucesso do nosso propósito de informar à população é a parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, os bombeiros, o Samu e o Hospital Regional, que tem um trabalho itinerante nas comunidades onde oferecem os serviços e aproveitam para informar sobre os perfis das unidades”, comentou.

Da Assessoria

sábado, 22 de novembro de 2014

HRC em parceria com a FSM apóia projeto desenvolvido por alunos do 10º período do Curso de Bacharelado em Enfermagem.

Alunos do curso de bacharelado em enfermagem do 10° período da Faculdade Santa Maria, participaram nesta última quinta feira (20) do projeto de orientação aos acompanhantes de pacientes no Hospital Regional de Cajazeiras.

A gerente de Internação do HRC, a enfermeira Elvira Uchoa, que também é professora de enfermagem do curso na FSM, participou do projeto de intervenção juntamente com alunos na qualidade de orientadora. O projeto foi desenvolvido por dois grupos distintos, um dos grupos tinha o projeto intitulado “APOIO AOS ACOMPANHANTES DOS PACIENTES NO HOSPITAL”, já o segundo intitulado “PREVENÇÃO DE LESÕES E CUIDADOS COM A PELE”.

O primeiro projeto apresentado e desenvolvido pelo grupo levava ao conhecimento dos acompanhantes seus direitos e deveres durante sua permanecia nas dependências hospitalar. Em primeiro momento, o primeiro passe de orientação foi sobre a identificação de cada acompanhante e paciente, no artigo primeiro, trazia ao conhecimento que para a circulação dos pacientes nos corredores do Hospital, se faz necessário e indispensável o uso da pulseira de identificação, que por ventura é colocada no paciente no primeiro instante em que o mesmo é atendido no acolhimento onde passa pela triagem e é definida a sua classificação de risco. Já o dever do acompanhante, de está devidamente identificado com crachás, coletes ou qualquer material de identificação que seja entregue pela equipe de internação e outros pontos abordados tais como; Acomodação, Mobilização, Alimentação e etc.

O segundo grupo que desenvolveu o projeto de “PREVENÇÃO DE LESÕES E CUIDADOS COM A PELE”, não foi diferente, participou ativamente e diretamente com os pacientes do HRC, tudo isso na intenção de orientar para a prevenção das doenças de pele. Foram usados como orientações, dicas de alimentação e cuidados com a pele.

Os projetos, tanto do primeiro como do segundo grupo, tem por objetivo levar aos acompanhantes e pacientes, todos os seus direitos e deveres a serem cumpridos e respeitados. Os alunos do curso também fizeram questão de apresentar aos pacientes e seus acompanhantes, o papel de cada profissional que desempenha seus serviços, tipo o profissional Médico, Enfermeiro (A), Serviço Social, Serviço de Fisioterapia e Serviço de Nutrição.

FOTOS


















Da Assessoria.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Dicas para viver bem com Diabetes

A diabetes é uma doença que leva ao excesso de açúcar no sangue, porém existem algumas dicas para viver bem com diabetes e evitar consequências graves, que incluem:
  • Beber 2 litros de água por dia, evitando feridas que são mais difíceis de cicatrizar em caso de diabetes;
  • Fazer 5 a 6 refeições por dia, ingerindo alimentos em quantidades moderadas;
  • Dar preferência para alimentos ricos em fibras, como legumes, verduras e fruta;
  • Praticar exercício físico aeróbico, pelo menos 30 minutos por dia, como caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar;
  • Fazer a pesquisa de glicemia de acordo com as indicações do médico e antes e após a atividade física;
  • Observar atentamente todo o corpo, procurando possíveis lesões, prestando atenção especial aos pés e aos joelhos;
  • Consultar o oftalmologista 1 vez por ano para despistar problemas nos olhos relacionados com a diabetes;
  • Ter balas na bolsa ou nos bolsos da roupa, para utilizar em casos de hipoglicemia, após exercício, por exemplo.
Além destas dicas, os pacientes com diabetes devem utilizar as injeções de insulina de acordo com as indicações do médico, de forma a evitar descontrolo na glicemia.
A diabetes pode ser adquirida através do excesso de peso e da má alimentação, por isso, indivíduos com estes fatores de risco devem fazer consultas regulares no clínico geral para despistar este tipo de problemas.

Da Assessoria.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Banco de Leite Humano de Cajazeiras recebe certificado padrão ouro por excelência e qualidade.

Mais uma vez a excelência em atendimento do Banco de Leite Humano de Cajazeiras recebe mais uma certificação. Leila Carolino que está à frente da instituição considera e atribui os resultados e reconhecimentos, ao trabalho dedicado e incansável de uma equipe engajada no serviço.

Desta vez, por mais um ano o Banco de Leite Humano da cidade de Cajazeiras, recebeu nesta última semana o certificado padrão ouro, através do programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. 

Este reconhecimento é desenvolvido e incentivado pela Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, com participação fundamental da Fundação Oswaldo Cruz, que reconhece a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Banco de Leite Humano de Cajazeiras no ano de 2014, os trabalhos impactaram positivamente nas vidas de mães e crianças que utilizam os serviços ofertados pelo Banco de Leite Humano JOSEFA GARCIA ROLIM.


Da Assessoria.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Hospital Regional de Cajazeiras realizou mobilização entre os servidores durante o mês de outubro em alusão à campanha “|Outubro Rosa”.

O mês de outubro é um mês dedicado principalmente à saúde da mulher, onde é realizada uma mobilização em todo Brasil em prol da campanha. Na cidade de Cajazeiras não foi diferente, vários prédios do município aderiram à mobilização, onde foram instalados refletores com iluminação nos tons de rosa, inclusive a maternidade, Hospital Regional de Cajazeiras, Nona Gerência de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento – UPA.  As instituições foram decoradas com os laços que simboliza o movimento. Além da ornamentação, foram distribuídos entre os servidores laços e botons para serem usados durante o mês de campanha demonstrando a sensibilidade de cada servidor para com as que enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama.
  
Através das direções das instituições de saúde, HRC, 9ºGRS e UPA, foram oferecidos para os seus servidores uma programação interna referente ao mês da campanha, nesta programação foram ofertados as participantes, exames de citologia oncótica e exames clínicos de mamas, todos os procedimentos acompanhados por médicos e enfermeiros. Entre as participantes que realizaram os exames e que foram detectados algumas alterações, as mesmas foram encaminhadas para a realização de exame de ultrassonografia de mama ou mamografia.

Na mesma oportunidade em que aconteciam os exames, também foram ofertadas palestras sobre autoestima e oficinas de maquiagens. Durante a programação do mês de outubro, funcionários participaram junto com a população dos movimentos sociais alusivos a campanha. 








Da Assessoria. 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Veja aqui as causas e tratamentos do câncer de próstata.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata.

Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Confira os sintomas que são suspeitos e merecem uma consulta ao médico:

  1. A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
  2. Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
  3. Dificuldade de interromper o ato de urinar.
  4. Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
  5. Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
  6. Necessidade premente de urinar imediatamente.
  7. Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
  8. Problemas em conseguir ou manter a ereção.
  9. Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
  10. Dor durante a passagem da urina.
  11. Dor quando ejacula.
  12. Dor nos testículos.
  13. Dor lombar, dor na bacia ou joelhos.
  14. Sangramento pela uretra.
  15. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

É importantíssimo que os homens desenvolvam o hábito de prestar atenção ao seu organismo, sintomas repentinos e alterações, de forma que ele possa procurar um médico para tirar dúvidas, ser orientado e tratado.

A ausência dos sintomas não garante que não há problemas. Portanto, realize os exames preventivos para cuidar da saúde.

Da Assessoria.