sexta-feira, 27 de março de 2015

Hospital Regional de Cajazeiras realizará entre os dias 13 e 17 de abril, o primeiro mutirão de cirurgias de catarata do ano de 2015.

O Hospital Regional de Cajazeiras, através da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, estará realizando mais uma etapa de Cirurgias de Catarata entre os dias 13 a 17 de abril de 2015, chegando ao total de 658 cirurgias a serem realizadas pela organização do Mutirão.
De acordo com a diretora do Hospital Regional de Cajazeiras, Edjane Leite, o total das cirurgias direcionadas para o alto sertão, será dividido entre os municípios de acordo com a demanda. A regulação é realizada através das secretarias de saúde de cada cidade, este, foi um acordo pactuado entre a organização do mutirão de cirurgia e os secretários de saúde em uma reunião  realizada na cidade de Bonito de Santa Fé, no último dia 10 de Março de 2015. Mais uma vez, a ação beneficia usuários dos 15 municípios que integram a 9ª Gerência Regional de Saúde.
Os pacientes deverão procurar o órgão regulador, realizar os exames necessários para assim ter a data do procedimento agendada dentro das datas estipuladas do mutirão.
Com a execução destes 658 procedimentos, o Mutirão do Hospital Regional de Cajazeiras, começa o ano de 2015 com o pé direito, trazendo esses benefícios para saúde do povo paraibano, em especial aos usuários da rede publica de saúde do sertão paraibano, pelo qual é prioridade do Governo do Estado da Paraíba.
A diretora do HRC, Edjane Leite, reforçou que os procedimentos de cirurgias eletivas, que vem sendo realizados, mas de forma reduzida, que a partir do próximo dia 06 de abril, os procedimentos de cirurgias eletivas, estarão de volta ao seu fluxo normal.


Da Assessoria.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Na tarde desta sexta feira (20), foi realizada a posse dos membros da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Regional de Cajazeiras, a comissão, é formada por Sete integrantes; Confira.

Nesta sexta-feira (20), aconteceu a cerimônia de posse dos membros da Comissão de Ética de Enfermagem, criada através do COREN (Conselho Regional de Enfermagem), a cerimônia aconteceu na sala da UFCG instalada na ala administrativa do Hospital Regional de Cajazeiras. A ação é um serviço de aprimoramento do COREN, que busca maior humanização nos serviços de atendimento na área de saúde.
Na apresentação, a coordenadora geral de enfermagem do HRC, a enfermeira Raquel Antunes, relatou que a comissão de ética de enfermagem do HRC, agora é composta da seguinte forma; Presidente, Lidiane de Oliveira Nuvens (enfermeira), Vice Presidente, Francisco Bernar de A. Figueiredo (Enfermeiro), Secretária, Francisca das Chagas Araújo Gonçalves (Técnica em Enfermagem), Supletente, José Batista de Souza (Técnico em Enfermagem), Suplente, Flaviana Dávila de Souza Soares (Enfermeira), Suplente Antônio Robson (Enfermeiro), Suplente, Maria Zilma Santos Bernardo (Técnica em Enfermagem. O CEPE (Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem) se aplica sob três funções, sendo elas: fiscalizadora, educadora e consultiva. Última esta, que se dividem em retrospectiva, que trabalha com critérios de revisão, análise de documentos, registros de enfermagem entre outros. E prospectiva, que atua em base de relatórios com parecer conclusivo da comissão de ética, que servirão de base para a tomada de novas decisões.
Dentre os aspectos apresentados, ressaltam-se as melhorias que podem ser alcançadas como o aprimoramento no atendimento a população.
A comissão busca garantir a conduta ética dos profissionais de enfermagem dentro da instituição, e zela pelo exercício dos profissionais, combatendo de tal forma a ilegalidade nas atividades. 
Também visam à educação, discussão e divulgação do CEPE, fiscalizando o cumprimento de seus decretos dentro do exercício profissional das atividades.
Segundo normas do COREN, a comissão vem a ser composta por pelo menos um enfermeiro, um técnico em enfermagem, e um auxiliar de enfermagem que detenham vínculo empregatício com a instituição, e devido registro no COREN.
Foram apresentadas também as atribuições dos membros da comissão, como presidente e secretário, onde se encontram a necessidade de estabelecer um cronograma de reuniões ordinárias, e delegações de sindicâncias dentre todos os envolvidos, como convocações e esclarecimentos perante o conselho.
A comissão não detém a autonomia de emitir juízo, ou seja, tomar decisões finais, mas atua na diligência para melhor elucidação dos fatos ocorridos na instituição, como processos de conciliação entre partes e orientações, além de emitir os devidos relatórios ao COREN.

Em discurso, a coordenadora geral de enfermagem, Raquel Antunes, reforça a importância do envolvimento de toda a equipe profissional do Hospital Regional de Cajazeiras, e reforça o agrupamento entre as equipes de saúde para o aprimoramento dos processos de atendimento e desenvolvimento do setor em nossa cidade. “Trata-se de um instrumento de grande importância, que vem aprimorar o serviço de saúde, em Cajazeiras. 

Fotos.













Da Assessoria.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Governo orienta sobre prevenção e tratamento de viroses no período chuvoso

Com a chegada do período chuvoso, aumentam os casos de pessoas com as conhecidas viroses. Por isso, o Governo do Estado orienta como a população deve agir nos casos dessas doenças, que tem como sintomas dor de cabeça, coriza, tosse, obstrução nasal, dores musculares, febre, cansaço e fraqueza.
De acordo com o infectologista do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, que integra a rede hospitalar do Estado em João Pessoa, Fernando Chagas, isso acontece porque, nesta época do ano, além das constantes alterações climáticas, a população tende a se aglomerar, especialmente em ambientes fechados, aumentando a probabilidade de transmissão. “As mudanças no clima podem facilitar a entrada de vírus e bactérias em nosso organismo. Com a baixa imunidade, principalmente em idosos e crianças, as alterações climáticas exigem cuidados especiais, sobretudo no inverno, época mais fria do calendário”, explicou.
O infectologista alerta que os vírus acometem todas as idades, entretanto, nas crianças são mais comuns por frequentarem ambientes como escolas e creches. “Uma criança adoece, em média, seis vezes ao ano. Quando elas estão em creches podem ser acometidas muito mais vezes em virtude da aglomeração facilitando, assim, a transmissão das doenças. Temos mais cuidado com os extremos da idade, logo, idosos e crianças são os alvos principais de nossa ação e cuidados – as viroses tendem a ser mais fortes nesses pacientes devido a questões de imunidade”, comentou.
Vale lembrar que, como o nome já diz, virose é qualquer doença causada por vírus. Existe uma grande quantidade de vírus que causam as viroses clássicas, entre as quais a dengue, a gripe e o resfriado comum. A maioria dos pacientes é acometida pelo resfriado e costuma confundir com a gripe. “O resfriado pode ser causado por diversos vírus, mas tem o rinovirus como o principal deles. A doença é caracterizada por apresentar coriza, espirros, tosse e febre baixa. O resfriado acomete apenas a via aérea superior, não chegando aos pulmões”, explicou o infectologista.
Já a gripe é uma doença sistêmica. “Ela é causada por um vírus chamado Influenza e todos os anos, vacinas são desenvolvidas para prevenir. A gripe é uma das raras doenças causadas por vírus que tem medicação. Todos os outros geralmente são destruídos pelo próprio organismo e os tratamentos apenas diminuem o sofrimento do paciente com medicações que aliviam os sintomas”, disse Fernando Chagas.
Como evitar – Ainda de acordo com o infectologista Fernando Chagas, são várias as maneiras de diminuir a exposição aos vírus. “Se agasalhar, lavar as mãos sempre que sair do banheiro, após andar em transporte coletivo e depois de contato com pessoas com sintomas já é um ótimo começo”, disse. O médico também alerta que evitar aglomerados em períodos de maior transmissão ajuda.
Cuidados – Os medicamentos de venda livre para tosse e resfriado podem aliviar os sintomas em adultos e crianças, mas consultar o médico é indispensável. “Caso o paciente sinta dores musculares, tenha febre, dor de cabeça, fraqueza e demais sintomas, procure primeiro a atenção básica [Unidade de Saúde da Família]. Caso os sintomas sejam mais intensos, com sinais de gravidade, uma Unidade de Pronto Atendimento [UPA] será a melhor opção. A virose clássica, o resfriado e a gripe são, na grande maioria das vezes, doenças benignas, porque se resolvem sozinhas”, completou o infectologista.
Tratamentos complementares (canjas, vitamina C, sucos naturais) são seguros para a maioria das pessoas, mas também vale a recomendação de procurar o atendimento médico. “Importante também lembrar que a hidratação é primordial, então, se adoecer, beba muita água, procure se alimentar bem e vá ao médico mais próximo”, recomendou Fernando Chagas.

terça-feira, 10 de março de 2015

Cefor-PB promove colação de grau de médicos residentes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) /Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), promove nesta terça-feira (10), às 19 h, na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM), na capital, a colação de grau dos residentes de 2014 da pós-graduação em Residência Médica nos Hospitais de Trauma, Arlinda Marques e Edson Ramalho, nas áreas de anestesiologia e ortopedia.

Durante a solenidade, ainda serão recepcionados os residentes do mesmo curso, referente ao ano de 2015, das áreas de anestesiologia, medicina intensiva, ortopedia e pediatria, iniciado no dia 2 de março.

O curso é oferecido a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Edital/manual do Candidato nº 4/2015 e na Legislação Brasileira, com Diploma devidamente revalidado.

Hospital de Trauma – Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena foi inaugurado em 6 de agosto de 2001. Os serviços oferecidos são de urgência, emergência e de internação para pacientes acometidos de traumatismos. Possui, além de todos os recursos assistenciais, as seguintes especialidades médicas: Anestesiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Pediátrica; Cirurgia Plástica; Cirurgia Torácica; Cirurgia Vascular; Clinica Medica Geral; Endoscopia Digestiva; Tratamento Intensivo; Neurocirurgia; Oftalmologia; Otorrinolaringologia; Pediatria; Radiologia; Traumatologia; Urologia; Cirurgia Buco-Maxilo-Facial; Angiologia; e Nefrologia.

Arlinda Marques – Entidade pública do Governo do Estado, criada em março de 1994 e reinaugurado em 14 de novembro de 2008, o Complexo Hospitalar Arlinda Marques é o maior na área de pediatria da Paraíba, prestando assistência a pacientes com até 16 anos de idade, de toda a Paraíba e também de estados vizinhos. A estrutura física é composta pelo hospital infantil, o ambulatório e a administração. O Hospital é o centro de referência de Triagem Neonatal e o Ambulatório de Vítimas de Violência (Anviva). A unidade hospitalar é também centro de referência de imunobiológicos especiais (CRIE), além de outros serviços multiprofissionais e especializados.

Edson Ramalho – Fundado em 30 de novembro de 1969, o Hospital Edson Ramalho é considerado um dos principais hospitais de urgência em especialidades clínicas do Estado. Atende a uma média de 300 pacientes por dia, que buscam assistência cirúrgica, clínica e dos serviços de maternidade, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Possui as especialidades de otorrinolaringologia, mastologia, urologia, oftalmologia, cirurgia plástica, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia e obstetrícia. Dispõe de UTI adulto e neonatal.

domingo, 8 de março de 2015

Instituições de saúde do Estado, no alto sertão, realiza comemorações alusivas ao dia internacional da mulher.

No mês da mulher, as instituições de saúde do Estado, comemorou e ainda comemoram essa data em grande estilo, no dia 9, às 14h, será oferecido um curso de maquiagem para as servidoras do Hospital e às 17h, uma palestra sobre autoestima. No dia 13, às 14h, terá um curso de maquiagem e às 17h, terá uma palestra sobre autoestima. As duas atividades serão na UPA.. 

Foram ofertados durante o dia (06) sexta feira, café da manhã no Hospital Regional de Cajazeiras, 9ª Gerência de Saúde, Hemonúcleo e finalizando com um chá da tarde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O dia da mulher, foi comemorado de forma descontraída, com sorteio de brindes entre as servidoras das unidades.

Confira as fotos.













Feliz dia das mulheres, são os votos de;

Maura Vanessa Sobreira - Secretaria Executiva de Estado da Saúde
Edjane Leite Santos - Diretora Geral do Hospital Regional de Cajazeiras
Amélia Fonseca - Gerente Regional de Saúde
Carla Nogueira - Diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Nuarah Yaponirah - Diretora do Hemonúcleo