quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Hemonúcleo de Cajazeiras dá inicio a campanha preventiva de doação de sangue para o Carnaval 2015.



h0Neste último dia 26 de janeiro de 2015, iniciou-se a campanha de doação de sangue realizada através do hemonúcleo da cidade de Cajazeiras, a campanha tem o lema “Antes de sair para a Folia, Doe Sangue compartilhe Alegria – Ano IV”.
Em conversa com a diretora da unidade, Nuarah Yaponira, ela disse que o estoque de sangue está razoável e que a campanha lançada é de forma preventiva, até porque no período de carnaval a procura pelos hemonúcleo e hemocentros, sempre aumenta as solicitações de bolsas por parte dos centros hospitalares.
A diretora da unidade, também falou dos critérios para as pessoas que tem interesse de ser um doador, ela explica.
“Para as pessoas que pretendem ser doadores de sangue, basta se deslocar até o hemonúcleo da sua cidade,ou seja, Cajazeiras, onde passará  por uma triagem, nessa triagem serão realizados alguns exames e assim o interessado sendo apto a realizar o procedimento de doação, o mesmo será encaminhado para a sala de coleta, qualquer pessoa entre 18 e 67 anos acima de 50 kg pode ser doador “.
A diretora do hemonúcleo também falou dos serviços que serão ofertados durante a festa momesca, que será a entrega de kits informativos durante a festividade no corredor da folia, uma equipe do hemonúcleo será disponibilizada para atuar nos dias das festividades no intuito de informar aos foliões a importância da doação de sangue durante o período carnavalesco.
h1
A campanha se estenderá até o dia 06 de fevereiro, sendo que no dia 02/02 será o dia “D”, onde a equipe estará realizando Pit-stop em semáforos da cidade de Cajazeiras, reforçando aos pedestres e motoristas sobre a campanha de doação.
h3
Veja abaixo a programação da campanha:
02/02 Dia “D” Mobilização na rua, pit stop com panfletagem, entrega de kits e recepção festiva no hemonúcleo com coffe breack para os doadores.
03/02 Trote Solidário com calouros do curso de Medicina da Faculdade Santa Maria.
06/02 Término da Campanha
h2


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Secretaria de Estado da Saúde implanta o teste da linguinha para recém-nascidos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está implantando, em todo estado, o teste da linguinha em recém-nascidos, de acordo com a Lei nº 13.002/14. O teste consiste na avaliação do frênulo da língua para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa. Atualmente, o exame está sendo realizado no Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, de Santa Luzia, Sertão do estado, e no Hospital e Maternidade Edson Ramalho, em João Pessoa, que integram a Rede Estadual de Saúde.
De acordo com o coordenador da área técnica de Saúde da Criança, Hélio Soares, a previsão é que o teste seja implantado ainda no primeiro semestre de 2015. “A SES está trabalhando na perspectiva de continuar estruturando a rede, favorecendo a ampliação do teste da linguinha para outras maternidades, ainda nesse primeiro semestre de 2015”, afirmou Hélio Soares.
No Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, o teste foi implantado em maio de 2013. É realizado por um fonoaudiólogo, e a criança é acompanhada por uma equipe multiprofissional, com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. São realizados, em média, 40 exames mensais. De um total de 620 testes, foram identificadas 16 crianças com o encurtamento do frênulo da língua. Destas, 12 já fizeram a cirurgia de correção (frenotomia), na própria unidade hospitalar e as outras quatro estão agendadas para o início deste ano.
No Hospital General Edson Ramalho, em João Pessoa, o procedimento é realizado desde agosto de 2013, por cinco fonoaudiólogos. Até o momento, foram feitos 2.787 testes, sendo 169 casos diagnosticados com alguma alteração e necessidade da frenotomia.
Segundo informações do Ministério da Saúde, já foram tomadas várias providências, visando regulamentar a Lei do Teste da Lingüinha. Entre elas, o encaminhamento de solicitação a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para elaboração de protocolo/diretrizes terapêuticas sobre o tema e discussão com as especialistas autoras da pesquisa sobre o teste que inspiraram a Lei, para comporem, juntamente com especialistas em aleitamento materno, indicados pelo Comitê Nacional de Aleitamento Materno, um grupo de trabalho para implementação deste protocolo.
Neste sentido, está sendo discutida, na área técnica de Saúde da Criança, da SES, a criação de um documento para reforçar, junto aos médicos dos serviços hospitalares de saúde materno-infantil do estado, a importância de realizar a avaliação do frênulo da língua com maior atenção. Com isso, nenhuma mãe precisará sair do seu município para realizar o teste.

Da Assessoria

domingo, 11 de janeiro de 2015

8ª Conferência Estadual de Saúde será realizada em setembro

A 8ª Conferência Estadual de Saúde na Paraíba acontecerá no período de 24 a 26 de setembro de 2015, com o local ainda a ser definido, tendo como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas” e o eixo: “Direito do Povo Brasileiro”. O Decreto nº 35.704, que definiu a data do evento foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 6 deste mês. As etapas municipais serão realizadas no período de 9 de abril a 15 de julho.
“O grande diferencial desta edição será a maior participação da sociedade civil organizada. O Conselho está avaliando a melhor maneira para que isso aconteça”, disse o presidente do Conselho Estadual de Saúde e da Conferência, Eduardo Cunha. E adiantou: “Com maior participação popular, a expectativa é que a sociedade exija que o governo federal, cumpra a Constituição que prevê o repasse para a saúde de 10% da receita bruta”.
Para a secretária Executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, as conferências de saúde são instrumentos de fortalecimento da democracia e da universalidade do direito a saúde. Dessa forma, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apoiará esse mecanismo de controle social na busca da efetivação das políticas de saúde.
Segundo a gerente executiva de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Patrícia Assunção, as conferências têm uma grande importância para o fortalecimento do sistema público de saúde. “São instrumentos de participação popular que contribuem com a estruturação de um sistema de saúde equânime, universal e que atenda o usuário integralmente. Neste ano, é importante discutir o processo de regionalização em saúde e a implantação e implementação de redes de atenção em saúde”, frisou.
A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, também aguarda o evento com expectativas. “Será um momento para discutir a política estadual de saúde e o fortalecimento do controle social para a melhoria das políticas de saúde pública. É importante envolver a sociedade na discussão para ampliar e melhorar a política de saúde pública do estado”, avaliou.
Evento – A Conferência de Saúde é o fórum de debate entre todos os segmentos da sociedade representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do Estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Estado, proporcionando à população melhor qualidade de vida.
Primeiro são realizadas as Conferências Municipais, nas quais são escolhidos os participantes para a Conferência Estadual que elege quem vai participar da Conferência Nacional. Este ano será a 15ª Conferência Nacional, em Brasília, com data ainda a ser definida.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado a partir das discussões da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Comece o ano de 2015 com mais saúde

É em nossa boca que se inicia o processo digestivo. Na saliva existem enzimas (amilase salivar ou ptialina) capazes de quebrar/triturar/reduzir os alimentos em partículas menores e que facilitam a absorção de nutrientes.


A mastigação feita de forma vagarosa e tranquila, além de evitar possíveis desconfortos gastrointestinais como azia, náuseas, gases abdominais, refluxo … pode aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão de calorias. É bom lembrar que comer devagar está relacionado ao emagrecimento. 



O ato de comer devagar permite que o cérebro capte, de maneira mais eficiente, o recado enviado pelo hormônio da saciedade (PPY) de que você já está satisfeito, ou seja, que já é hora de parar. 



Esse hormônio (PPY) é produzido pelas células do intestino, entra em ação cerca de 20 minutos após o início da refeição e tem efeito contrário ao hormônio estimulador do apetite, a grelina.


Veja alguns pequenos truques que podem ajudar a acabar com este mau-hábito.


1. Ingira pequenas porções, o estômago trabalha melhor com pequenas porções de comida ou com um bolo alimentar homogêneo. 2. Mastigue ao menos 25 vezes: Parece difícil no início, mas após alguns dias de treinamento ela irá se automatizando e logo praticaremos sem nem perceber.


2. Mastigue ao menos 25 vezes: Parece difícil no início, mas após alguns dias de treinamento ela irá se automatizando e logo praticaremos sem nem perceber.
Reaprenda a encontrar prazer em comer, comer devagar e mastigar bem!!!


Da Assessoria