É em nossa boca que se inicia o processo digestivo. Na saliva existem enzimas (amilase salivar ou ptialina) capazes de quebrar/triturar/reduzir os alimentos em partículas menores e que facilitam a absorção de nutrientes.
A mastigação feita de forma vagarosa e tranquila, além de evitar possíveis desconfortos gastrointestinais como azia, náuseas, gases abdominais, refluxo … pode aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão de calorias. É bom lembrar que comer devagar está relacionado ao emagrecimento.
O ato de comer devagar permite que o cérebro capte, de maneira mais eficiente, o recado enviado pelo hormônio da saciedade (PPY) de que você já está satisfeito, ou seja, que já é hora de parar.
Esse hormônio (PPY) é produzido pelas células do intestino, entra em ação cerca de 20 minutos após o início da refeição e tem efeito contrário ao hormônio estimulador do apetite, a grelina.
Veja alguns pequenos truques que podem ajudar a acabar com este mau-hábito.
1. Ingira pequenas porções, o estômago trabalha melhor com pequenas porções de comida ou com um bolo alimentar homogêneo. 2. Mastigue ao menos 25 vezes: Parece difícil no início, mas após alguns dias de treinamento ela irá se automatizando e logo praticaremos sem nem perceber.
2. Mastigue ao menos 25 vezes: Parece difícil no início, mas após alguns dias de treinamento ela irá se automatizando e logo praticaremos sem nem perceber.
Reaprenda a encontrar prazer em comer, comer devagar e mastigar bem!!!
Da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário